A falta de iniciativa é evidente por grande parte dos cidadãos brasileiros necessitando em diversas situações, que atitudes claras de grande valia para o bem comum seja imposta por nossos governantes e autoridades, como por exemplo fumar em locais fechados, onde mesmo sabendo do incomodo gerado para o público presente, muitos fumante não se intimidavam e continuavam fumando. Foi necessário uma ação governamental para que esse ato começasse a ser extinguido. Caro leitor não estamos falando da população como um todo, mas sim de uma grande parcela do povo, sabemos que em nosso país há inúmeros brasileiros que tem a iniciativa como algo inato.
Nosso objetivo é mudar o pensamento e valores dos brasileiros, começando por nós mesmos e por você que está lendo este artigo. Talvez em alguns quesitos poderemos pecar, porém contamos com a crítica e sugestões de nossos leitores.
O grande obstáculo para alcançar-mos esse objetivo, é a glorificação, por parte de inúmeros grupos, dos seres que se dizem mais espertos e que sempre querem ganhar proveito às custas dos demais. Temos que mudar a visão dessas pessoas a respeito desse 'ser malandro', e ao invés de seguirem o exemplo desse, deveremos fazer com que tenham repúdio e indignação a atos de malandragem e falcatrua. Abordaremos mais esse tema em uma publicação futura e específica a esse assunto.
Voltemos ao nosso tema principal, Iniciativa. Como poderemos influenciar os demais a tomarem iniciativas? A resposta é simples, através do exemplo, seja em pequenas ou grandes ações, desde jogando o lixo em seu local devido, seja aquele produzido por si mesmo ou por outrem (que estão no chão por exemplo), pois as palavras convencem, mas o exemplo arrasta. Ou até mesmo criando instituições para a conscientização da população sobre os mais diversificados temas. Retomando o exemplo do lixo no chão, tal ato pode ser repreendido com essa simples ação, onde envolveria, o ser que jogou o lixo no chão, em uma situação embaraçosa e ao mesmo tempo reflexiva, sendo evitado um possível desentendimento.
Uma ação exemplar é mais válida do que sermões com palavras bonitas e requintadas, e acaba por causar uma reflexão maior sobre os seus atos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário