sexta-feira, 5 de junho de 2015

Vamos a luta

O princípio iluminista, iniciado na Europa em meados do século XVIII teve grande repercussão no mundo todo. Dentre os seus principais ideias estava o de que todo cidadão é livre e tem o direito de se rebelar diante de qualquer governo ou atitude que fira seus direitos individuais. No entanto, a realidade que nos é apresentada diariamente contradiz esse conceito. Toda e qualquer manifestação que revele o intuito de uma parcela da população que se encontra insatisfeita por algum motivo específico é fortemente reprimida pelos policiais, que utilizam o monopólio do poder que é dado a estes pelo estado para garantir que a população continue em uma redoma que impede que haja alguma mudança significativa para a sociedade brasileira.


Sim, a realidade atual é catastrófica. A população do país vive o século XXI com os mesmos princípios do tão antigo coronelismo, onde a vontade do estado é imposta por meio da violência. Sim, o governo é cúmplice, é culpado e é criminoso, porém nós não estamos nas ruas, e não estamos dando exemplo de bons cidadãos. A corrupção no senado é evidente, mas é a corrupção do dia-a-dia, desde a cola na escola, até as pequenas infrações da lei ditam uma sociedade marcada pelo "jeitinho brasileiro de ser", no qual a lei do mais forte é preponderante e o pensamento principal é o lucro. Portanto, como foi dito aqui anteriormente por um de nossos críticos, o brasileiro precisa ter a atitude de mudar, não apenas reivindicando seus direitos, enfrentando o poder de soberania do estado, mas também mudando a si próprio. 




Então, meu caro leitor, todo dia é o momento certo para lutar por um mundo melhor. Vamos nos queixar menos e agir mais, desde o mais simples ato de caridade até a luta explicita à favor de grandes mudanças.


quarta-feira, 3 de junho de 2015

Crítica: falta de iniciativas dos brasileiros

A falta de iniciativa é evidente por grande parte dos cidadãos brasileiros necessitando em diversas situações, que atitudes claras de grande valia para o bem comum seja imposta por nossos governantes e autoridades, como por exemplo fumar em locais fechados, onde mesmo sabendo do incomodo gerado para o público presente, muitos fumante não se intimidavam e continuavam fumando. Foi necessário uma ação governamental para que esse ato começasse a ser extinguido. Caro leitor não estamos falando da população como um todo, mas sim de uma grande parcela do povo, sabemos que em nosso país há inúmeros brasileiros que tem a iniciativa como algo inato.

Nosso objetivo é mudar o pensamento e valores dos brasileiros, começando por nós mesmos e por você que está lendo este artigo. Talvez em alguns quesitos poderemos pecar, porém contamos com a crítica e sugestões de nossos leitores.
O grande obstáculo para alcançar-mos esse objetivo, é a glorificação, por parte de inúmeros grupos, dos seres que se dizem mais espertos e que sempre querem ganhar proveito às custas dos demais. Temos que mudar a visão dessas pessoas a respeito desse 'ser malandro', e ao invés de seguirem o exemplo desse, deveremos fazer com que tenham repúdio e indignação a atos de malandragem e falcatrua. Abordaremos mais esse tema em uma publicação futura e específica a esse assunto.
Voltemos ao nosso tema principal, Iniciativa. Como poderemos influenciar os demais a tomarem iniciativas? A resposta é simples, através do exemplo, seja em pequenas ou grandes ações, desde jogando o lixo em seu local devido, seja aquele produzido por si mesmo ou por outrem (que estão no chão por exemplo), pois as palavras convencem, mas o exemplo arrasta. Ou até mesmo criando instituições para a conscientização da população sobre os mais diversificados temas. Retomando o exemplo do lixo no chão, tal ato pode ser repreendido com essa simples ação, onde envolveria, o ser que jogou o lixo no chão, em uma situação embaraçosa e ao mesmo tempo reflexiva, sendo evitado um possível desentendimento.

Uma ação exemplar é mais válida do que sermões com palavras bonitas e requintadas, e acaba por causar uma reflexão maior sobre os seus atos.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Nosso lema

Criticar, criticar e criticar para poder melhorar

Esse é o nosso lema, pode parecer ambíguo e confuso, porém seu significado é de fácil compreensão. A proposta é a seguinte, buscamos falhas e erros em idéias, projetos e pensamentos para que, seu autor possa aperfeiçoar ou incrementar seus fundamentos. Desta forma poderemos elogiar o seu produto final ou continuar criticando o objeto avaliado.

Iremos criticar também fatos cotidianos e acontecimentos contemporâneos envolvendo política, esporte, religião e demais assuntos que estiverem em pauta. Buscando informar e propor reflexões para nossos leitores com uma linguagem moderna e de fácil compreensão.
Com sua ajuda buscaremos melhorar nossas cidades afim de, aos poucos melhorarmos nosso país. Aos poucos buscaremos reformular os ideais de nossa sociedade, colocando em prática os valores aprendidos ao decorrer da vida, influenciando os demais através do exemplo, com pequenas e grandes ações.
De forma resumida é isto que buscaremos alcançar, toda e qualquer sugestão será bem vinda.